Brechó Voluntário

Os gestos mais simples podem fazer toda diferença. Foi pensando nisso que há mais de 20 anos duas voluntárias decidiram criar um pequeno brechó para contribuir com a manutenção do hospital que passava por diversas dificuldades. A iniciativa foi um sucesso e até hoje a arrecadação com a venda de peças de roupas, calçados e acessórios ajuda a unidade a promover muitas melhorias. Selma Terezinha Strey conta que a ideia surgiu nos anos 2000 quando ela e a amiga Laura Schutz decidiram comercializar algumas peças que não eram mais utilizadas. "Eu já trabalhava como voluntária na Geriatria e ajudava no que era necessário, então pensamos em fazer esse brechó que funcionava numa salinha onde hoje é o setor administrativo", lembra.
Com muito esforço, aos poucos, elas conseguiram adequar um novo espaço, onde funciona o brechó atualmente, e adquiriram itens como mesas e araras para fazer a exposição das roupas e atender melhor os clientes que passaram a procurar mais o local. Com mais movimento a arrecadação também aumentou e graças ao dinheiro das vendas a unidade pode reformar salas, fazer instalação de ar-condicionado e diversas outras melhorias.
Atualmente o brechó é mantido por quatro voluntárias, Laura Schutz, Selma Terezinha Strey, Isolete Pickler Forbici e Ilvair Neumann Slomp e recebe doação de toda a comunidade. Ele funciona todas as quintas-feiras e no local é possível encontrar roupas femininas, masculinas e infantis, calçados e acessórios novos e usados.
Além de dar um novo uso a peças que estavam esquecidas, através do brechó as voluntárias demonstram todo seu amor e dedicação já que cuidam não apenas dos pedidos de doações e das vendas, mas fazem questão de levar para casa, lavar e passar as roupas para que estejam bonitas para exposição.
Nossas voluntárias dedicam muito amor ao nosso hospital Samária, toda a equipe e parceiros do hospital são gratos aos seus serviços.